É possível estudar, mesmo com diversos obstáculos!

Olá, galera oabeira do meu coração! Vamos continuar  nossa  “Arte da Guerra no  Exame de Ordem. Precisamos conhecer o inimigo. E muitas das vezes nós somos o maior inimigo da gente. Depois de nós, o maior inimigo é a prova que vamos enfrentar, e por isso, é essencial que conheçamos a banca que nos vai examinar.

Com uma boa administração de seu tempo, estudar não será uma tarefa impossível e nem difícil. Será uma tarefa possível, se bem organizada e impregnada de alguns ingredientes que fazem a diferença.

Uma das técnicas conhecidas é a “técnica pomodoro de produtividade”,  na qual você escolhe uma metodologia de estudar, por exemplo, 50 minutos imerso naquela matéria que você se propunha a estudar. Cumprida essa meta, de 50 minutos verdadeiramente focado, sem distrações, você interrompe esse estudo para descansar por dez minutos. Nesses dez minutos você vai ao toalete, bebe água, veja sua rede social (não recomendo), seu whattsapp, ou seu email. Nos meus cursos eu mostro detalhe por detalhe como administrar seu tempo com suas  redes sociais, de modo que isso não te atrapalhe nos estudos.

Depois desses dez minutos de descanso, volte aos seus estudos e desfrute de 50 minutos extremamente focados no seu objetivo. E repita a dose do intervalo de 10 min, volte novamente para os 50 minutos focados.

Mas como ter foco? Essa é a pergunta de muitos alunos que estudam para o Exame de Ordem e para concursos já me fizeram. O ideal  é que você , antes de começar a estudar, se conectar com você mesmo, através de meditação. Há aplicativos (gratuitos e pagos) que ajudam na meditação, mas o You Tu Be também te ajuda e gratuitamente. Há músicas disponíveis específicas para meditação, disponibilizadas gratuitamente.

Se você fizer sua meditação pela manhã, de 5 min, inicialmente: pense como será seu dia, faça um planejamento mental do que você já planejou antes para esse dia.  Veja tudo acontecendo e correndo bem. Seu dia será bem melhor do que os outros que você lembra do passado. Se fizer ao final da noite, pense como será o dia seguinte, se você já tem uma missão de vida definida, como eu, veja o quão você está mais próximo dela (sua missão de vida) na realização de seus atos diários.

Sugestão que vai BOMBAR sua PRODUTIVIDADE: acorde cedo! Essa dica vale ouro! Ao trabalhar de madrugada, você está próximo de chegar no hiperfoco, pois na madrugada as redes sociais estão mais vazias, é difícil que seu telefone toque e também existe a calada da noite para você produzir com mais silêncio e menos interrupções, seja de amigos, seja de parentes.

Os pesquisadores sustentam que acordar às 4h 30 min ajuda e muito na produtividade diária, pois você está começando o dia bem antes da grande maioria. Sendo assim, você tende  a ser mais produtivo, sem uma sensação de chegar às 18h de cada dia e achar que não produziu algo.

Agora, os amadores da produtividade veem na internet, no telefone, dentre outros como os fatores que minam a produtividade. MAS ESSES FATORES SÃO EXTERNOS. Se você está lendo esse post aqui, É PORQUE VOCÊ É ESPECIAL , É DIFERENCIADO DOS OUTROS!

QUANDO FALAMOS DE PRODUTIVIDADE, PRECISAMOS RECONHECER O FATOR INTERNO é o primordial. Nós como senhores de nosso destino. A CADA MINUTO FAZEMOS ESCOLHAS.

Quando passamos a ter essa percepção sobre a nossa vida, percebemos que a responsabilidade pelo nosso foco é nossa. Nós precisamos ser vigilantes e lembrar sempre dos nossos objetivos, sabendo que  estaremos mais próximos deles com o foco aplicado. A partir daí, quando colocamos como genuína prioridade alcançar nossos objetivos, nós vamos vencendo a nós mesmos, conquistando o foco e aplicando o melhor de nós a cada dia. Se existe um roteiro bom e recomendável para se ter foco, vejo que este é um dos caminhos QUE TEM FUNCIONADO BEM, NÃO SOMENTE COMIGO, TAMBÉM COM CONCURSEIROS, OABEIROS, ATÉ EM PESSOAS QUE NÃO SÃO DA CARREIRA JURÍDICA.

Saibam sempre, meus amigos e amigas, que estou aqui para ajudar vocês a chegarem na aprovação, contem comigo para incentivá-los a se tornarem estudantes de alta performance, que encurtam a distância entre o hoje e sua aprovação, mas de modo equilibrado, sem charlatanismo, sensacionalismo, com transparência, amor e consciência de que minha missão de vida está em perfeito cumprimento.

Mas João, e quando eu tenho pouco tempo para estudar, como eu faço? Você aproveita cada 10 min, 15 min, 5 min, 25 min, 30 min, 40 min, ou o que sobrar no seu dia. Você escuta lei em áudio? Você assiste vídeo no you tu be de aulas gratuitas em vez de assisitr televisão? Você está lendo enquanto você espera na fila do banco ou do mercado? Lê ou escuta audio enquanto está no metrô? Lê a legislação no taxi ou no bus? Lê a legislação na fila do cartório ?

Quando eu estudei para o exame de ordem, eu chegava em casa por volta das 23h – isso depois de trabalhar, assistir às aulas da faculdade e de vez em quando estudar na biblioteca da faculdade. Tomava um banho, preparava meu macarrão e esquentava meu bife, fazia algumas coisas que precisava, descansava 15 min e 23h 45 min estava começando a estudar. Estudava cerca de 1h 30 a 2h, pois no dia seguinte acordava de madrugada para começar o dia em aula, trabalhar e estudar. Eu estudava de manhã e à noite na faculdade(fazia 7 matérias). Estagiava à tarde.

Qual a lição que podemos tirar dessa minha história real que vivi? Nós somos capazes de arrumar tempo quando queremos! Quando nós dizemos que não temos tempo para algo, significa dizer que não estamos, naquele momento, dando prioridade para aquilo.

Gostou desse conteúdo? Inscrevam-se na minha lista, deixe seu email comigo para não perder nenhum conteúdo! E vamos avante para a aprovação! E até o próximo artigo, no qual vamos falar sobre a leitura da lei!

João Victor

Advogado, Consultor Empresarial, Mestre em Economia e Gestão Empresarial, professor de direito tributário há 6 anos, Professional e Self Coach formado pela mais renomada escola de coaching do Brasil, com cinco certificações internacionais.

Website: https://jvaconsult.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *