É um prazer enorme escrever para vocês! Quando me dou conta de que estou dando o melhor de mim para vocês, que tenho uma missão de vida realizada quando estou ajudando meus amigos e amigas da OAB, não tem preço!  Ter sua missão de vida cumprida não tem preço!

Por esta razão que, quando se chega  nessa reta final da faculdade, aparece “aquele frio na barriga”, aquela ansiedade, aquele momento de dúvidas para a preparação do Exame de Ordem.

Por essas e por outras que eu estou aqui para ajudar vocês a alcançarem a alta performance na preparação para o Exame de Ordem. Independente da sua idade, do que você faz hoje, meu objetivo é te ajudar, é ver você aprovado nessa prova!

Hoje nós vamos fazer uma lista dos  sete erros que os candidatos ao exame de ordem cometem na preparação:

1) alguns de nossos amigos e amigas acham que não vão passar no Exame de Ordem,

2) acham impossível estudar de modo eficiente para o Exame de Ordem,

3) não leem a lei o suficiente para a prova,

4) não estudam a jurisprudência (as decisões dos tribunais superiores) do modo adequado,

5) não fazem um planejamento eficiente,

6) não focam nos estudos das matérias que são mais cobradas no Exame de Ordem,

7) Dispersam-se no momento de executarem o estudo com telefones , internet, conversa entre amigos, eventos desnecessários, que resultam em procrastinação .

Como administrar esses problemas? Nós vamos falar de cada problema em mais seis artigos específicos, os quais serão publicados em sequência. Hoje vou dar uma ‘pincelada’ em algumas soluções para esses sete problemas!

1) O medo de não passar na prova da OAB  por não se sentir capaz

Eu tenho uma notícia maravilhosa para vocês! É possível passar no Exame de Ordem ! Todos são capazes de passar nessa prova. O que faz com  que 60%  dos reprovados se vejam nessa situação é  um simples fato de deixarem o medo tomar conta, de modo que não pensem  positivo  de que são capazes! Nós vemos tantos exemplos de pessoas toda semana na internet que, com grandes dificuldades, sejam elas financeiras, pessoais, até de saúde  que são grandes exemplos de superação! É na adversidade que crescemos! Se elas conseguiram, você também consegue! Tudo é uma questão de tempo, estratégia, mas depende de você chegar lá! O primeiro passo é não pensar negativo! Pensa sempre positivo, por mais difícil que seja a situação, porque esse simples ato, por si só, já vai te encaminhar para você dar os próximos passos certeiros para a aprovação!

2) Estudar não é impossível!

Você consegue fazer algo desde que você estabeleça prioridade para avançar! Mesmo que você possua uma agenda lotada, é possível você se dedicar, ainda que sejam tempos de 20 min, 30 min a um projeto, no caso de você ser uma pessoa ocupada, com muitos afazeres.

Existem técnicas de aproveitamento de tempo, que transformam um dia ineficiente em produtivo! Falo muito isso para meus alunos em meus cursos e na minha lista vip.

3) Leitura da lei

Ler a lei é fundamental para a aprovação em qualquer prova que se examine o direito! O advogado possui o dever de conhecer a lei e interpretá-la da melhor forma possível! Já pensou um advogado que não conhece a lei OU PELO MENOS COMO INTERPRETÁ-LA? ?

4) Estudo da jurisprudência

Você está atualizado com a jurisprudência dominante? Está estudando os entendimentos sumulares? Cuidado! Isso ajuda muito na hora h da prova!

5) Você está planejando seus estudos do modo correto? Contratou alguém especializado que saiba fazer esse planejamento e que lhe proporcione a execução do que você planejou?

6) O que você tem aplicado para manter o foco no seu estudo do  Exame de Ordem? Tem dividido bem as matérias? Existem diversas opções que podemos aplicar para melhorarmos nossa performance no foco. Inclusive isso será objeto de um curso meu para os alunos que vão fazer  o Exame de Ordem. Vamos aprofundar mais  no próximo artigo!

7)  Como não se dispersar na hora da execução? Estando presente para o momento que você está vivendo! Vamos aprofundar isso no último artigo dessa série que começamos hoje, que falará sobre o foco !

Gostou desse texto? Então compartilhe ele para que possamos ajudar mais pessoas, deixe seu comentário e sua sugestão para os próximos!

João Victor

Advogado, Consultor Empresarial, Mestre em Economia e Gestão Empresarial, professor de direito tributário há 6 anos, Professional e Self Coach formado pela mais renomada escola de coaching do Brasil, com cinco certificações internacionais.

Website: https://jvaconsult.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *