Como manter o foco? Parte I

Fala, Galera Oabeira!

Hoje vamos  falar sobre um dos problemas que mais causam reprovação no Exame de Ordem.

Um dos grandes erros que os oabeiros cometem na preparação do exame de ordem é a questão da não manutenção do foco. Quando temos foco, nada nos segura! Vamos ao próximo nível com elevada carga de determinação.

Quando temos foco nós passamos a dar prioridade para o que realmente interessa. Para isso, precisamos de clareza para  nossas ações. Vamos fazer uma conta? 1hora de um dia, corresponde a 60 min. A cada dia de 24h, significa dizer que temos exatamente 1.440 minutos para fazer- mos nossas escolhas.  Isso significa que temos, ao longo de um dia, 86.400 segundos durante um dia. E você, ainda vai me dizer que não tem tempo?

Você está sem tempo ou está sem foco?

Existe uma grande diferença entre você ter tempo e ter foco: O seu tempo é o mesmo do vizinho, do Bill Gates, do Sílvio Santos, do seu pai , da sua mãe, da sua esposa, do seu esposo, do seu amigo, sua amiga, da sua namorada , do seu namorado, do seu cachorro, do seu sobrinho, risos.  O tempo disponível para produção é o mesmo para todos, mas o foco de cada um é diferente, em decorrência das peculiaridades de cada um.

O ser humano possui tendências a dar desculpas pelo que deixou de fazer. Quando se diz que não tem tempo par algo, chegamos a uma conclusão: que aquilo não é uma prioridade para aquela pessoa.

Eu sei, é difícil às vezes admitir essa grande realidade. Mas não podemos negar o óbvio. Então você me pergunta: como ter foco? Como desenvolver o foco?

Essa tarefa não é fácil, mas é possível, com pequenas e simples atitudes fazer uma grande diferença.

Você quer minha sugestão? A primeira pessoa com a qual você precisa ASSUMIR O COMPROMISSO DE TER FOCO é com você mesmo. Esse é um passo importante para você alcançar um nível de produtividade extraordinária. Mas isso não é suficiente! Você pode mais! Uma sacada que vai aumentar sua produtividade : você pode se comprometer com alguém da sua confiança, que possa te cobrar depois, se você cumpriu o compromisso que você assumiu. Se você não cumprisse o compromisso, sua reputação com ela não ficaria boa, você não gostaria de ter essa memória de não ter cumprido um compromisso que você assumiu, você poderia perder oportunidades caso não cumprisse esse compromisso.

Então, ao assumir esse compromisso com terceiros, seja com seu amigo particular, seja com um mentor que você tenha como exemplo que você se permita a ser cobrado dele, você que já se comprometeu consigo próprio, tende a potencializar ao nível máximo sua produtividade. Isso faz com que você faça de tudo para produzir mais e melhor para obter seus resultados.

Em poucas palavras, o que é ter foco? Foco é dizer não. Dizer não ao que te atrapalha, ao que te faz perder tempo, ao que te faz afastar de teus objetivos.

Foco é você priorizar aquilo que te interessa. O mais importante é que feita a sua escolha, você perceba que está mais próximo de seus objetivos. Quanto mais próximo você estiver do seu objetivo é melhor.

E agora? Qual matéria eu vou estudar? Essa é a grande questão dos alunos que estudam para o Exame de Ordem! Já vi muito esse conflito! Eu sugiro que você estude, durante sua preparação da primeira fase, a sua matéria que você pretende fazer na segunda fase. Por um motivo óbvio: quando você chegar na segunda fase, você já está bem no ritmo da matéria.

Mas é claro que você não pode e nem deve estudar exclusivamente sua matéria de 2ª fase.  É importante que você foque nas matérias que costuma dar mais pontos na prova, em razão de serem mais cobradas no Exame de Ordem.

João Victor

Advogado, Consultor Empresarial, Mestre em Economia e Gestão Empresarial, professor de direito tributário há 6 anos, Professional e Self Coach formado pela mais renomada escola de coaching do Brasil, com cinco certificações internacionais.

Website: https://jvaconsult.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *