A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DA LEI

Fala galerinha do Exame de Ordem! Hoje eu vou mostrar para vocês o quão importante é a leitura de lei.

Você já pensou um grande empresário perguntando para você sobre uma lei que afete a empresa dele e você conseguir respondê-lo de modo eficiente, integrado e conseguir esse cliente para sua consultoria empresarial e realizar seus sonhos?

Imagine você na prova da OAB acertando 38 questões , no meio da prova, faltando duas para você chegar nas quarenta questões necessárias para a aprovação na 1ª fase( desejo que você acerte mais que isso, mas na prática isso é recorrente no Exame de Ordem – vejo isso com 8 anos de experiência nessa matéria).

Se você leu a lei, procurou gravar a legislação, com um método eficiente, é bem provável que você consiga acertar essas duas questões que faltam para chegar aos 40 acertos, no mínimo e conseguir sua aprovação na primeira fase. Bem provável que, ao tomar essa medida, você não caia nessa situação de acertar 37, 38, 39, questões na prova toda, de modo que acerte um número bem maior. Quando não se toma essa medida, você corre o risco de não ser aprovado.

Veja agora essa questão bem simples que caiu no recente XX Exame de Ordem, aplicado pela FGV:

“Determinado ente da Federação instituiu um tributo incidente sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que preste serviço a empregador privado, ainda que sem vínculo empregatício, com o objetivo de financiar a seguridade social.

Em sintonia com a CRFB/88, assinale a opção que indica o ente da federação competente para a instituição do tributo descrito e o nome do tributo em questão.

  1. A) Estados-membros e o Distrito Federal. Contribuição

previdenciária.

  1. B) União. Contribuição social.
  2. C) União. Imposto sobre a renda.
  3. D) Todos os entes da Federação. Contribuições sociais”

Onde está a resposta? Na letra da Constituição. Esse é só um exemplo para sinalizar para você que vai fazer a prova da Ordem de como é  importante a leitura da legislação. No art. 149, caput  c/c art.195, inciso I, ambos da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), você confere o gabarito da questão (letra b).

Agora atenção: para a estratégia de leitura da lei dar certo, não basta mera leitura da lei, sem compreensão. É preciso ler a lei com atenção, de modo que se compreenda o que ela está dizendo (eu sei que a legislação do Brasil às vezes é mal feita, mas isso não impede que se compreenda a essência da lei, seja comigo- estou ao dispor de vocês para tirar dúvidas de vocês em artigos nesse espaço, seja na internet, seja com seu consultor, seja com o professor Google, em última instância).

Uma das formas de você aproveitar a leitura da legislação e facilitar a memorização é anotar os artigos com número da lei e CRFB que estão presentes no seu livro, resumo, apostila, artigo, que o consultor/professor cita nos materiais de estudo, colocando, em resumo a essência da leitura que você fez, seja em um fichamento, seja com um mapa mental. Eu ensino a aplicar essas técnicas no meu curso de aprendizagem para o Exame de Ordem, de modo mais detalhado.

Na prática, se você leu e compreendeu a leitura, fez as remissões certas no na legislação, nos seus resumos e fichamentos, você terá um material de excelente qualidade para fazer revisões finais na véspera de prova.

Outra dica interessante é você alternar a leitura de LEIS NO MESMO DIA. Isso FAZ PARTE DA TÉCNICA DE PARETTO, NA QUAL VOCÊ FAZ UM ESFORÇO DE 20%, PARA MAXIMIZAR SEUS RESULTADOS EM 80%.

Estão gostando dos artigos para obter alta performance no exame de ordem? Compartilhe com seus amigos. Semana que vem tem mais! Continue nos acompanhando, inscrevam-se na minha lista para não perderem as novidades! E se gostarem, deixa seu comentário e compartilhem com seus amigos, sigam-me no instagram e curtam minha página no facebook!

João Victor

Advogado, Consultor Empresarial, Mestre em Economia e Gestão Empresarial, professor de direito tributário há 6 anos, Professional e Self Coach formado pela mais renomada escola de coaching do Brasil, com cinco certificações internacionais.

Website: https://jvaconsult.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *